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Rumo a uma conversão catequética: De preparação para os sacramentos a encontro com Jesus Cristo
Catequese

Rumo a uma conversão catequética: De preparação para os sacramentos a encontro com Jesus Cristo

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As estruturas atuais da Igreja não favorecem uma catequese missionária. A pastoral de conservação debilita radicalmente a ação catequética. A Igreja, ainda hoje, vive como se estivesse no regime de cristandade (ALBERICH, 2013, p. 71), no centro do mundo orientando sua rotação. Quem está no centro faz o convite e espera que os ouvintes venham para acolher o que se tem a dizer (SANDER, 2015, p. 137). Contudo, o mundo pós-moderno, secularizado, indiferente ao cristianismo, não gira mais em torno da fé cristã e não admite mais esta geografia pastoral. Agentes evangelizadores, catequistas e ministros da Igreja, cuja missão é anunciar Jesus Cristo, não podem mais esperar que os contemporâneos venham à procura da fé.

Deve-se superar, por isso, a obsessão eclesiocêntrica (Igreja preocupada consigo mesma, com sua conservação e expansão), para assumir uma orientação missionária, própria do povo messiânico que se sente enviado ao coração do mundo para testemunhar e servir. O mundo de hoje, com seus problemas e com os seus anseios mais profundos, deve constituir o programa operativo de base, a “ordem do dia” das urgências eclesiais (ALBERICH, 2013, p. 71).
A necessidade atual da Igreja é a saída de si mesma, do seu conforto, da sua segurança, para ir ao encontro daqueles que estão fora de seus muros, como afirma o papa Francisco (EG, 27). Os bispos da América Latina e Caribe convidam os cristãos a abandonar a “pastoral da manutenção”. Insistem que é preciso arriscar em novas práticas evangelizadoras, cujo foco seja o despertar da fé, possibilitando a experiência pessoal com Deus: uma verdadeira conversão pastoral (DAp, n. 365; 366; 370). A Igreja é convidada a deixar, “como Abraão, a própria terra e a parentela, e caminhar para um futuro aberto e novo, num mundo desconcertante e difícil” (ALBERICH, 2013, p. 71).

São inúmeras as periferias existenciais que ainda precisam ouvir a boa nova ou aguardam um novo recomeço. Não é nessas periferias existenciais que a Igreja deveria estar? Para que sua presença seja efetiva nesses ambientes, é imprescindível um processo de descentralização, de abertura, de diálogo.

As diversas áreas e momentos do processo evangelizador (ação missionária, ação catecumenal, ação pastoral, presença e ação no mundo) devem ser encaradas com seriedade. A percepção da necessidade urgente da evangelização põe em xeque o estilo tradicional da pastoral intraeclesial. Abre-se o vasto mundo da missão, pois é muito flagrante o divórcio entre fé e vida e a desproporção entre a massa dos fiéis oficialmente cristãos e a verdadeira dimensão da comunidade cristã (ALBERICH, 2013, p. 74-75).

O cristão de hoje é chamado a estar no coração do mundo e nele anunciar a fé e dar testemunho do Cristo Ressuscitado. A catequese deve ser o espaço no qual ressoa a mensagem de Jesus a seus discípulos: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos” (Mt 28,19-20). Se a Igreja se debruça sobre si mesma, com medo do mundo e de seus desafios, nega-se a anunciar o Evangelho a todas as pessoas (Mc 16,15). Mas não é sua missão essencial?

Cumpre lembrar que, se a evangelização foi redescoberta como “a missão essencial da Igreja”, “a graça e a vocação própria da Igreja, sua identidade mais profunda” (EN n. 14), a catequese participa da mesma dignidade e importância, como momento vinculado, de forma essencial, ao dinamismo da evangelização. Sendo anúncio e aprofundamento da mensagem evangélica para o amadurecimento da fé, a catequese encontra-se no próprio coração da missão eclesial, instrumento da existência da Igreja como sacramento do Reino (ALBERICH, 2013, p. 99).

A catequese “encontra-se no próprio coração da missão eclesial” (ALBERICH, 2013, p. 99). Também ela deve se colocar em estado de saída: saída das formas herdadas de transmissão da fé, saída das estruturas eclesiais para ir ao encontro daqueles que vivem nas periferias existenciais e que aguardam ansiosamente a boa nova da libertação. Quando a Igreja se fecha em si mesma, enclausurando-se nos seus comodismos sem se atentar para as necessidades e realidades atuais, trai a sua vocação missionária.

A CATEQUESE COMO PROCESSO PERMANENTE DE TRANSMISSÃO DA FÈ

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