19.5 C
Ceilândia
Tradição escritaTradição oral

Tradição oral

A Tradição oral é composta essencialmente pela “pregação oral” (ex.: ensinamentos), “exemplos, instituições,” liturgia, costumes e tradições dos Apóstolos, “que transmitiram aquilo que tinham recebido dos lábios, trato e obras de Cristo, e o que tinham aprendido por inspiração do Espírito Santo”.

E, “para que o Evangelho fosse perenemente conservado íntegro e vivo na Igreja, os Apóstolos deixaram os Bispos”, em união com o Papa, “como seus sucessores, entregando-lhes o seu próprio ofício de Magistério”, para que a Palavra de Deus seja conservada e ensinada corretamente.

Os documentos “dos Concílios, […] os atos da Santa Sé, as palavras e o uso da Sagrada Liturgia” e as “afirmações dos santos Padres testemunham a presença vivificadora desta Tradição, cujas riquezas entram na prática e na vida da Igreja crente e orante”.

Para além do ensino dos sucessores dos Apóstolos (Papas e os Bispos em união com o Papa, nomeadamente em concílios ecuménicos), a Tradição oral é enriquecida pela vida litúrgica da Igreja e pelos ensinamentos e espiritualidade dos Padres e Doutores da Igreja, dos Santos e de todos os católicos, desde que não haja contradição entre estes ensinamentos e o Magistério da Igreja.

Em relação ao Concílio Vaticano II, que tentou “perscrutar os sinais dos tempos e interpretá-los à luz do Evangelho”, o Papa Paulo VI, numa alocução feita em 1966, afirmou que “o Concílio […] será o grande catecismo dos nossos tempos”.

Com isto, a Igreja Católica quis declarar que os ensinamentos do Concílo Vaticano II, que estão expressos nos vários documentos aprovados por este mesmo Concílio, são fundamentais para a transmissão da fé católica nos tempos modernos e recentes.

Por todas estas razões, a Igreja Católica “não tira só da Sagrada Escritura a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas”, querendo isto dizer que as Tradições oral e escrita “devem ser recebidas e veneradas com igual espírito de piedade e reverência”, aliás, a própria Bíblia é um produto escrito baseado na Tradição oral.

Postagens relacionadas

O que é a Bíblia?

Lua

Tradição escrita

Lua

Como começou o processo de escrita da Bíblia?

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
×