A Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora, chamada também de Coroa Seráfica ou Rosário Franciscano, compõe-se de sete mistérios, com um Pai-nosso, dez Ave-Marias e um Glória ao Pai, em honra das sete alegrias de Nossa Senhora, consubstanciadas nos seus mistérios.
Modo de rezar: inicia-se com o sinal da cruz e a intenção pela qual se deseja rezar este terço. Nas dezenas, reza-se os 7 mistérios.
1º mistério
Consideramos a alegria de Nossa Senhora ao ouvir do arcanjo Gabriel que fora escolhida por Deus para ser Mãe do Salvador.
( 1 Pai Nosso, 10 Ave Maria e 1 Glória )
2º mistério
Consideramos a alegria da Santíssima Virgem em casa de sua prima Santa Isabel, quando foi pela primeira vez saudada como Mãe de Deus.
( 1 Pai Nosso, 10 Ave Maria e 1 Glória )
3º mistério
Consideramos o inefável gozo de Nossa Senhora no estábulo de Belém, quando seu Filho divino nasceu milagrosamente.
( 1 Pai Nosso, 10 Ave Maria e 1 Glória )
4º mistério
Consideramos a alegria de Nossa Senhora quando os três reis magos vieram de longe adorar o menino Jesus e oferecer-Lhe ouro, incenso e mirra.
( 1 Pai Nosso, 10 Ave Maria e 1 Glória )
5º mistério
Consideramos a alegria de Nossa Senhora quando achou o divino menino no Templo, entre os doutores da Lei.
( 1 Pai Nosso, 10 Ave Maria e 1 Glória )
6º mistério
Consideramos a alegria e o júbilo da Santa Mãe de Deus quando, na manhã da Páscoa, viu seu Filho divino ressuscitado e glorioso.
( 1 Pai Nosso, 10 Ave Maria e 1 Glória )
7º mistério
Consideramos a maior de todas as alegrias de Nossa Senhora, quando morreu santamente e foi levada aos céus, em corpo e alma, acima dos coros angélicos, à direita de seu Filho divino, que a coroou Rainha dos anjos e dos santos.
( 1 Pai Nosso, 10 Ave Maria e 1 Glória )
Reza-se um PAI NOSSO, 3 AVE MARIA e 1 GLÓRIA segundo as intenções do Santo Padre e pela difusão do Evangelho no mundo inteiro.
Termina-se com o Credo. Em seguida, reza-se uma das seguintes orações em honra à Virgem Santíssima:
TODA BELA
Toda bela sois, ó Maria!
Em vós não há pecado original.
Vós sois a glória de Jerusalém.
Vós sois a alegria de Israel.
Vós sois a honra de nosso povo.
Vós sois a advogada dos pecadores.
Ó Maria!
Virgem prudentíssima!
Ó Mãe benigna!
Rogai por nós.
Intercedei por nós ao Senhor Jesus Cristo.
SAUDAÇÃO À MÃE DE DEUS (de S. Francisco de Assis)
Salve, ó Senhora santa, Rainha santíssima, Mãe de Deus, ó Maria, que sois Virgem perpétua, eleita pelo santíssimo Pai celestial, que vos consagrou por seu santíssimo e dileto Filho e o Espírito Santo Paráclito! em vós residiu e reside toda a plenitude da graça e todo o bem!
Salve, ó Palácio do Senhor!
Salve, ó Tabernáculo do Senhor!
Salve, ó Morada do Senhor!
Salve, ó manto do Senhor!
Salve, ó serva do Senhor!
Salve, ó Mãe do Senhor, e salve vós todas, ó santas virtudes derramadas, pela graça e iluminação do Espírito Santo, nos corações dos fiéis, transformando-os de infiéis em servos fiéis de Deus!
ANTÍFONA A NOSSA SENHORA ( de São Francisco de Assis )
Santa Virgem Maria, não há mulher nascida no mundo semelhante a vós, filha e serva do altíssimo Rei e Pai celestial, Mãe de nosso santíssimo Senhor Jesus Cristo, esposa do Espírito Santo: rogai por nós com São Miguel Arcanjo e todas as Virtudes do céu e todos os santos, junto a vosso santíssimo e dileto Filho, nosso Senhor e Mestre.