Da redação, com Vatican News: Papa Francisco abençoa os participantes ao final do Congresso Internacional de Catequistas, no Vaticano. Saudando os participantes reunidos no Vaticano para o III Congresso Internacional de Catequese, organizado pelo Dicastério para a Evangelização, o Papa Francisco expressou sua alegria em encontrá-los e prestou homenagem à sua diversidade internacional.
O Papa destacou o papel muito importante que os catequistas desempenham na Igreja, chamando-os de “um sinal da responsabilidade da Igreja para com tantas pessoas: crianças, jovens e adultos que desejam fazer um caminho de fé”. Explicou que instituiu o ministério de catequista sabendo do grande papel que pode desempenhar na comunidade cristã.
O Sucessor de Pedro destacou a todos nesta audiência como catequistas, incluindo bispos, sacerdotes e consagrados entre eles. “O Senhor nos chama a todos para fazer ressoar o Seu Evangelho no coração de cada pessoa”.
O Papa também disse que gosta muito de sua Audiência Geral semanal na quarta-feira no Vaticano, pois é um “momento privilegiado” para refletir juntos sobre a Palavra de Deus à luz da tradição da Igreja e encontrar formas de testemunhar o Evangelho em nosso vidas diárias.
O Pontífice encorajou os catequistas a nunca se cansarem de seu ministério, evitarem uma catequese do tipo ‘conferência escolar’ e a se esforçarem para oferecer uma “experiência viva da fé que cada um de nós deseja transmitir às novas gerações”.
Neste momento, oferecer catequese é um trabalho desafiador, admitiu, pois envolve encontrar as melhores formas de comunicar a fé a diferentes faixas etárias e estilos de vida.
A chave, observou, é o encontro interpessoal que “abre o coração” para ouvir o Evangelho e aceitar o convite para viver e crescer na vida cristã. O novo Diretório para a Catequese, distribuído recentemente, oferecerá orientações úteis, destacou o Papa, especialmente sobre como renovar a catequese nas dioceses e paróquias.