19.5 C
Ceilândia
Uma transformação profunda da Igreja não é viável sem uma nova compreensão da fé.
Colaboradores

Fé política

84 / 100
Há um dado teológico elementar: a Igreja não é fim em si mesma. Por maior que seja sua importância, cabe-lhe uma função de diaconia em referência à libertação/salvação do homem. Jesus não veio para fundar a Igreja, mas para libertar o homem. É por isso que, teologicamente, a questão-chave não é a de saber qual a missão da Igreja, mas qual o essencial do homem. Com mais exatidão, talvez pudéssemos dizer que a pergunta eclesiológica a respeito da missão da Igreja deve ser precedida pela pergunta antropológica a respeito da realidade do homem. A Igreja deve encontrar o máximo de expressão onde se joga a profundidade do humano.
A questão que surge é: o que é essencial no homem? Uma primeira resposta poderia ser: a atividade do pensamento. Dentro desta perspectiva, o homem seria alguém que pensa e reflete interpretando a realidade. Uma segunda resposta poderia ser: a atividade transformadora. Dentro desta perspectiva, o homem seria alguém que trabalha e produz modificando a realidade. Uma terceira resposta poderia ser: a festividade, o jogo, a contemplação, a celebração. Dentro desta perspectiva, o homem seria alguém que usufrui a realidade.

A terceira resposta parece encerrar o núcleo central da verdade a respeito do homem. Mas não se pode celebrar ou contemplar no abstrato. Não faz sentido celebrar a justiça e ao mesmo tempo estar comprometido com a injustiça ou então cruzar os braços diante da marginalização. Erro fatal seria o de atribuir à celebração existência própria. A Eucaristia não é a vida, mas a celebração da vida. Uma comunidade cristã amadurecida pode dizer sem temor que a celebração é sua expressão privilegiada, sabendo que sem responsabilidade histórica não faz sentido celebrar.

e) Superar a dinâmica capitalista da eficiência e do lucro
Em sentido positivo, dogmas são as verdades fundamentais que determinam a identidade de uma instituição, de um sistema, de uma comunidade. Seu abandono acarretará uma perda de identidade. Quando pensamos em dogmas, nossa atenção se volta espontaneamente para a Igreja. Mas o capitalismo também os tem: a eficiência e o lucro. Caso pretendesse renunciar a eles, o próprio capitalismo estaria autodestruindo-se.

A dinâmica da eficiência e do lucro não é necessariamente má. Por vezes sua aplicação torna-se essencial para se chegar a uma profunda transformação histórica. Movimentos populares, sindicatos, partidos políticos, mesmo ligando-se às aspirações populares, não têm como fugir a esta dinâmica. É justo e até necessário que eles concentrem sua atenção no cerne das forças efetivas e invistam nos que mais produzem. O mesmo não se pode dizer da Igreja. A adoção da dinâmica da eficiência e do lucro teria como consequência a perda de identidade da própria Igreja.

Em sentido estrito, somente na perspectiva da Graça é possível uma autêntica opção pelos pobres. Estes, com frequência, encontram-se numa tal situação de empobrecimento que nem esperanças suscitam em termos de uma efetiva força histórica. É por eles que a Igreja deve optar preferencialmente. No fundo, trata-se de reconhecer que, para a Igreja, a opção pelos pobres é opção pelos mais carentes e não pelos mais eficientes.

 Trágica é a constatação de que o triunfalismo produtivo esteja corroendo a Igreja da Libertação. As CEBs e a Pastoral Operária substituem, com frequência, a dinâmica da gratuidade pela dinâmica da eficiência e do lucro. A título de exemplo pode-se recordar a concentração de forças em sindicatos fortes, como o dos metalúrgicos, e o descaso em referência, a outras categorias tidas como insignificantes: motoristas e cobradores de ônibus. A Pastoral Operária é, não raro, Pastoral Metalúrgica. Fora de uma perspectiva de fé teológica, quem teria coragem de optar pela realidade improdutiva? Os primeiros do Reino não são os primeiros da sociedade. Abandonando a dinâmica do Reino, a Igreja perde sua razão de ser.

Por Pe. Hermilo E. Pretto

Veja também
Um politico ficha limpa

Postagens relacionadas

Chamado Divino

Eraldo

Droga livre, Jovem escravo!

Eraldo

A Partilha do Pão da Vida

Eraldo
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
×