São Vilibrardo ou Wilibrordo nasceu no berço nobre dos Kents, na Inglaterra meridional, em 658. Essa tradicional casa real inglesa forneceu grande quantidade de santos fundadores para a Igreja.
Com cinco anos, Vilibrardo foi consagrado a Cristo e entregue aos beneditinos do Mosteiro de York, onde estudou. Quando jovem, dava preferência à vida reclusa e demonstrou ter grande vocação religiosa.
Com 20 anos, foi para a Irlanda, para aperfeiçoar seus conhecimentos teológicos. Um pouco antes de completar 30, recebeu a ordenação sacerdotal. No ano do 690, foi para o norte da Europa evangelizar os bárbaros pagãos. Alcuíno, o grande auxiliar de Carlos Magno para instruir e reformar a corte e o clero gaulês, disse que “durante cinquenta anos este grande missionário e grande amigo de Cristo [São Vilibrardo] dedicou-se, dia após dia, à conversão dos infiéis”.
Cinco anos após, ele retornou à Roma para entregar ao Papa Sérgio I, relatório dos resultados de seu apostolado. Reconhecido, o Pontífice o consagrou bispo de Utrecht, e acrescentou ao seu nome um outro de origem latina, Clemente. Com isso, pôde voltar à Holanda e fundar Utrecht, a primeira sé episcopal no país, com a construção da catedral do Santíssimo Redentor.
Vilibrardo morreu em seu mosteiro de Echeternach (atual Luxemburgo) no dia 7 de novembro de 739. A Igreja o canonizou como “Apóstolo dos Frisões”. Sua festa ocorre no dia de sua morte e é uma das mais celebradas em toda a Holanda.
Oração de São Vilibrardo
Ó Deus, Salvador de todos, que enviastes o bispo Vilibrardo como peregrino de Cristo para anunciar a boa notícia para muitos povos e confirmá-los na fé, ajudai-nos também, nós vós rogamos, a testemunhar o vosso amor inabalável por palavras e obras, de modo que a vossa Igreja possa aumentar e crescer forte em santidade.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.