Para a leitura do Novo Testamento com proveito, é necessário estabelecer uma ordem e sequência lógica que permitirá um bom entendimento dessa primeira leitura.
Dessa forma, a mesma Palavra de Deus nos irá preparando e fazendo crescer em tudo o necessário para bem entender sua mensagem independentemente do rebuscado e complexo escrito em seu sentido textual. Um bom cristão deve ler ao menos uma vez ao ano o Novo Testamento.
1 – Começar pelo Evangelho de Lucas, seguindo pelo livro dos Atos dos Apóstolos, que provavelmente foi escrito pelo mesmo autor, nos apresentam uma visão de conjunto da pregação de Jesus, assim como do começo da Igreja.
2 – Continuar a leitura com as Cartas de São Paulo de quem Lucas foi discípulo, assim como a carta aos Hebreus.
3 – Em seguida, regressar aos Evangelhos e ler o Evangelho de Marcos, que nos apresenta o que, muito provavelmente, fui o primeiro catecismo Cristão seguindo o ensinamento de São Pedro em Roma.
4 – Continuar com as cartas de São Pedro para manter a mesma teologia e linguagem.
5 – Regressar ao Evangelho de Mateus que nos apresenta a instrução para as comunidades Judaicas onde ele usa muito “arameismos” (linguagem aramaica) buscando explicar o cumprimento de todas as profecias.
6 – Em seguida, as cartas de Santiago e Judas também dirigidas muito possivelmente às comunidades hebreias.
7 – Finalizando com o Evangelho de São João, suas cartas e o Apocalipse.
Confrade Benedito A Taveira