Muitas pessoas acham os dois termos dogma e doutrina confusos, já que ambos se referem a conceitos semelhantes. Até mesmo os dicionários definem essas duas palavras com descrições semelhantes. No entanto, existe uma diferença distinta entre dogma e doutrina na Igreja Católica.
O dogma é a verdade divinamente revelada, declarada como tal pela infalível autoridade de ensino da Igreja. Doutrina é ensinamentos ou crenças ensinadas pelo Magistério da Igreja. Todos os dogmas são doutrinas, mas nem todas as doutrinas são dogmas. Isto é o principal diferença entre o dogma e a doutrina.
Índice
O que é Dogma
O dogma é um subconjunto da doutrina. Inclui a verdade divinamente revelada, declarada como tal pela infalível autoridade de ensino da Igreja. Dada a seguir é uma explicação sobre o dogma dado pelo Catecismo da Igreja Católica.
“O Magistério da Igreja exerce a autoridade que detém de Cristo na medida máxima quando define dogmas, isto é, quando propõe, de forma a obrigar o povo cristão a uma adesão irrevogável da fé, a verdades contidas na Revelação divina ou também quando propõe, de forma definitiva, verdades que tenham uma conexão necessária com estas. ”
O dogma é central para a fé, e a crença no dogma é essencial para ser um seguidor de Cristo. Esses ensinamentos são incontroversos; eles não podem ser negados ou contestados, uma vez que são divinamente revelados. Se algo é para ser um dogma, deve ser encontrado na Sagrada Escritura e na Sagrada Tradição.
O que é doutrina
A palavra doutrina vem da palavra grega doxasignificadocrença. As doutrinas da Igreja são ensinamentos ou conjuntos de crenças que devem ser acreditados pelos seguidores da religião. Doutrinas incluem dogmas e outros ensinamentos propostos pela Igreja. Dogma é doutrinas da fé divina, uma vez que são definidas como formalmente reveladas por Deus. Outras doutrinas também estão ligadas a ensinamentos solenemente definidos.
Embora as doutrinas sejam estabelecidas e acordadas, elas não são necessariamente rígidas e imutáveis. Um seguidor da religião pode questionar sua validade e relevância e ainda permanecer crente. Alguns exemplos incluem a compreensão da comunhão, sucessão apostólica, batismo, política da igreja e infalibilidade das Escrituras.
Diferença entre Dogma e Doutrina
Significado
Dogma é a verdade divinamente revelada, declarada como tal pela infalível autoridade de ensino da Igreja.
Doutrina são ensinamentos ou crenças ensinadas pelo Magistério da Igreja.
Relação
Dogma é um subconjunto de doutrinas.
Doutrina inclui dogmas e outros ensinamentos da Igreja.
Autoridade
Dogma é divinamente revelado.
Doutrina é proposto pela Igreja.