Vatican News: Dia 21 teve o início de mais um Curso sobre o Foro Interno da Penitenciaria Apostólica. Na edição de número 32 está prevista uma audiência com o Papa Francisco, o Pontífice recordou:
“Ser misericordioso não significa ser mãos-largas, não. Significa ser irmão, pai, confortador. “Padre, não consigo, não aguento mais…” — “Reza e volta sempre que precisares, porque aqui encontrarás um pai, um irmão, encontrarás isso”. Essa é a atitude. Por favor, não sejam um tribunal de exames acadêmicos, “E como, quando…”. Não se intrometam na alma das outras pessoas. Pais, irmãos misericordiosos.”
Na abertura do curso deste ano, que acontece durante toda a semana na Igreja de São Lourenço em Dâmaso (Palazzo della Cancelleria), em Roma, o discurso do cardeal Mauro Piacenza, o penitenciário-mor, sobre “A alegria da Misericórdia” dirigida aos novos sacerdotes, aos seminaristas prestes a serem ordenados e a todos os sacerdotes interessados em formação permanente. O curso, realizado anualmente, é organizado pela Penitenciaria Apostólica com o intuito de refletir e aprofundar sobre o Sacramento da Confissão.
Em 2022, as aulas forão oferecidas em modalidade mista – on-line e também presencial – para um número excepcional de participantes. Segundo um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, cerca de 800 pessoas irão seguir as atividades: 250 presencialmente e 550 em modo virtual através de streaming via YouTube.
Na temática das aulas, desde questões morais e canônicas, e também uma ampla atualização sobre a disciplina penitencial, a correta administração do sacramento da Penitência e as funções e competências específicas do Tribunal de Misericórdia que é a Penitenciaria Apostólica.
Em particular, serão tratadas situações relevantes e atuais que afetam o ministério penitencial, e o curso vai dar prioridade à resolução de casos complexos que são submetidos ao discernimento e à misericórdia da Igreja. Entre os oradores, além do cardeal Piacenza, estão previstas intervenções de representantes da Penitenciara Apostólica, além de psiquiatras e professores universitários. Cada palestra será seguida de um debate, durante o qual serão propostas questões de esclarecimento e resolução de dúvidas para casos complexos e delicados.
Os participantes do curso serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco na sexta-feira (25) e o curso será concluído, como de costume, com a Celebração Penitencial presidida pelo Santo Padre na Basílica de São Pedro. Para a ocasião, 80 sacerdotes colocados à disposição pela Penitenciaria Apostólica irão ouvir as confissões dos fiéis. Durante a celebração, o Papa Francisco também vai confessar alguns fiéis e consagrar solenemente a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.