Santa Cecilia nasceu em Roma, por volta do ano 150. Certamente ela herdou a fé dos discípulos de São Pedro e São Paulo, que morreram martirizados em Roma. Ela é considerada a padroeira dos músicos, porque cantou salmos de louvor a Deus no momento de sua morte.
Cecília foi prometida em casamento, mas convenceu seu marido, Valeriano, em relação ao seu voto de castidade, explicando sua fé em Jesus Cristo. Ele a compreendeu e se converteu ao cristianismo junto com seu irmão. Os dois morreram martirizados por terem se tornado cristãos.
A Palma
A palma na imagem de Santa Cecília representa, na iconografia cristã, a vitória dos santos sobre a morte. É o símbolo de todos os santos que morreram martirizados por serem fieis a Jesus Cristo e seu evangelho.
Em seu martírio, Santa Cecília agonizou por três dias, dando glórias a Deus. Quando seu corpo foi encontrado, em uma das mãos ela mostrava três dedos; na outra, apenas um, indicando sua fé na Santíssima Trindade.
O Lírio de Santa Cecília
O lírio na imagem de Santa Cecília simboliza a sua pureza, sua castidade e sua virgindade. Desde criança Cecília fez voto de castidade e viveu sempre na pureza. A Igreja tem usado o Lírio como símbolo da Virgem Maria, a pessoa mais santa depois de seu filho, Jesus.
Existe uma variedade de Lírio, chamado Lírio da Páscoa, que simboliza a ressurreição de Cristo e também a nossa ressurreição para a vida eterna. É plantado um bulbo sem vida, mas dele brota um belíssimo Lírio. Analogamente, é o que acontece com os mártires do cristianismo: morrem sem nada, mas ressurgem para a vida eterna com cristo.
A Túnica de Santa Cecília
A túnica de Santa Cecília representa a veste dos justos, e significa que ela está revestida com a justiça de Deus. A cor branca representa a sua pureza e inocência, pois ela pedia que Deus guardasse seu corpo e sua alma das manchas do pecado.
O Manto de Santa Cecília
O manto azul de Santa Cecília representa o céu que ela buscou sendo fiel a Jesus Cristo. O azul é a cor natural do céu, como o vemos, e também representa a verdade. Mesmo martirizada, Cecília mostrou sua fé na Santíssima Trindade, verdade que ela defendeu com a própria vida.
Cecília também foi muito verdadeira com seu noivo, falando a ele de seu voto de castidade, obtendo sua aceitação.