26.5 C
Ceilândia
De Jataí para o Brasil: jovem cria plataforma com IA para revolucionar a catequese católica
CatequeseOutros assuntos

Plataforma com IA para a catequese católica

Plataforma com IA para a catequese católica: Um passo inovador na evangelização digital está sendo dado diretamente do interior de Goiás. O jovem jataiense Mateus Job de Brito Santos acaba de lançar a Catolia, uma plataforma gratuita que utiliza inteligência artificial para auxiliar catequistas e aproximar crianças da fé católica de forma leve, didática e totalmente alinhada com a doutrina da Igreja.

O projeto, apresentado nesta quarta-feira ao Superintendente Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cledson Matias, e à assessora Dra. Aline, chamou atenção pela ousadia e pelo compromisso com a formação religiosa. Desenvolvida com base modelos avançados de linguagem (LLM), a Catolia oferece respostas e conteúdos criados a partir de fontes oficiais da Igreja Católica, como o Catecismo, documentos papais, a Doutrina Social e escritos de santos.

Mais do que um simples banco de dados, a Catolia foi construída como uma aliada do catequista. Ela ajuda a estruturar aulas, fornece explicações seguras e adapta a linguagem conforme o público. Quando o usuário é uma criança, por exemplo, a plataforma entrega respostas com vocabulário acessível e exemplos práticos, tornando o aprendizado mais envolvente e eficaz.

Mateus, idealizador do projeto, tem uma trajetória que transita entre a e a tecnologia. Ex-seminarista, cursa atualmente Pedagogia na Universidade Federal de Jataí (UFJ) e é formado Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Uninter. Essa combinação de experiências deu origem a uma solução que une formação religiosa sólida com recursos tecnológicos modernos — uma proposta rara no campo da educação catequética.

O acesso à Catolia será gratuito para todos. Segundo Mateus, o objetivo é democratizar o ensino da fé, especialmente comunidades que não têm estrutura para formação catequética contínua. “A catequese precisa dialogar com as novas gerações. A tecnologia é uma ponte, não um obstáculo”, afirma o criador.

Reconhecendo o alcance e a relevância da ferramenta, o Superintendente Cledson Matias se comprometeu a apoiar institucionalmente a divulgação da Catolia. Ele articula uma reunião entre Mateus e autoridades eclesiásticas, como Dom Joaquim Carlos, Bispo da Diocese de Jataí, e Pe. Marco Aurélio, da Basílica de Trindade, visando integrar a plataforma às ações pastorais nível regional e, futuramente, nacional.

A Catolia surge como uma alternativa promissora diante dos desafios contemporâneos da evangelização. Ao unir tradição e inovação, fé e ciência, ela não apenas moderniza a catequese, como também a torna mais inclusiva, interativa e eficaz — principalmente para crianças e jovens formação.

Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

80 / 100 Pontuação de SEO

Postagens relacionadas

Série de vídeos formativos auxiliam catequistas

O grande catequista é a própria comunidade

Lua

Ser Catequista: O que é? Para que serve?

Lua
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
×