20.5 C
Ceilândia

Data

03 - 04/Jul/2031

Tempo

Todos os dias

São Tomé, Apóstolo, Mártir

Testemunho Bíblico: Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: Vimos o Senhor!. Mas ele lhes disse: Se eu não vir as marcas dos pregos suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não acreditarei. Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: A Paz esteja com vocês!. Depois, disse a Tomé: Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e acredite. Disse-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus!. Então Jesus lhe disse: Você acreditou porque me viu! Felizes os que não viram e acreditarão». (Jo 20,24-29)

Tomé incrédulo?: Geralmente, quando se fala de São Tomé, começa-se de trás para frente: depois da ressurreição, por não estar presente na aparição de Jesus aos Apóstolos, não acreditou no que lhe disseram. Porém, ninguém tem o direito de pensar que Tomé era uma pessoa tépida ou, pior ainda, um pecador. Era apenas um homem cuja fé profunda ainda devia ser posta à dura prova da vida, que ele não escondia: expôs suas dúvidas e fez a Jesus as perguntas que brotavam do seu coração. Por exemplo: quando Jesus voltou a Betânia, onde seu amigo Lázaro tinha falecido, os discípulos ficaram com medo, porque, na Judeia, o clima não era nada favorável. Ali, Tomé demonstrou não ter medo de nada, a ponto de dizer: Vamos morrer com Ele. Durante a Última Ceia também, quando Cristo disse que ia preparar um lugar para todos na Casa do Pai, Tomé ficou desorientado. Por isso, perguntou ao Senhor para onde ia, e qual seria o caminho para chegar lá. Então, Jesus respondeu: Eu sou o Caminho, a Verdade e a vida!.

Incredulidade do Apóstolo como estereótipo: Toda a comunidade dos Apóstolos estava abalada pela morte de Jesus e pelas violências que padeceu. Porém, ao ressuscitar, Jesus apareceu, imediatamente, aos seus discípulos para tranquilizá-los. Tomé não estava lá naquele momento, e por isso não acreditou no que diziam. Talvez, por causa da sua teimosia inata ou por sentir de estar ausente, quis tocar as feridas dos cravos e nas mãos, e também no peito de Jesus. Afinal, ele era um homem como todos. Por isso, Jesus o satisfez ao voltar oito dias depois. Assim, Tomé acreditou, imediatamente, a ponto de confessar: Meu Senhor e meu Deus!, como ninguém jamais havia feito. Por fim, Jesus fez uma promessa, que servia para toda a humanidade, até o fim dos tempos: Felizes dos que acreditarão sem ter visto.O Papa São Gregório Magno, meditando essa realidade de São Tomé, diz: A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos Suas chagas, e curou com isso a ferida da nossa incredulidade.

A missão do discípulo: Sabemos que Tomé não era muito instruído, mas, certamente, compensava esta lacuna pelo imenso amor que sentia por Jesus. Segundo a tradição, o Apóstolo recebeu a missão de evangelizar a Síria e, depois, a cidade de Edessa, da qual partiu para fundar a primeira comunidade cristã na Babilônia, Mesopotâmia, onde permaneceu sete anos. Dalí,barcou para a Índia. De Muziris, onde já havia comunidade judaica promissora, que se tornou cristã, rapidamente atravessou todo o país até chegar à China, sempre e somente por amor ao Evangelho. Ao voltar à Índia, foi martirizado, transpassado por uma lança, na atual Chennai, 3 de julho de 72.

A minha oração: Ó Santo Apóstolo, predileto do Senhor, com tua incredulidade curou a nossa, com tua audácia tocaste no corpo glorioso do Senhor. Ensinai-nos a crer sem precedências e a provar da ressurreição do divino Mestre. Amém!

São Tomé , rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados 03 de Julho:

Martirológio Romano

Festa de SãoTomé, Apóstolo, que não acreditou nos outros discípulos ao anunciarem-lhe que Jesus tinha ressuscitado; mas quando Jesus lhe mostrou o lado trespassado, exclamou: «Meu Senhor e meu Deus». Com esta fé, segundo a tradição, evangelizou ospovos da Índia.

2. Em Laodiceia, hoje Lataquia, na Síria, a comemoração de SantoAnatólio, bispo, que deixou obras escritas dignas de admiração não só para os homens de fé mas também para os filósofos.(† s. III)

3.Em Bízia, hoje Wiza, na Turquia, SãoMemnão centurião, mártir, que, tendo sido convertido à fé por São Severo, no tempo de Diocleciano e Maximiano foi com ele submetido a atrozes suplícios e subiu vencedor, antes dele, ao Céu.(† c. s. III)

4.Na Mésia, território actualmente compreendido entre a Roménia e a Bulgária, a comemoração dos santosMarcoseMociano, mártires, que, por recusarem imolar aos ídolos e confessarem veementemente o nome de Cristo, por Cristo morreram decapitados.(† c. s. IV)

5.Em Altino, na Venécia, hoje no Véneto, região da Itália, SantoHeliodoro, bispo, que, instruído pelo ensino de São Valeriano de Aquileia, viveu na companhia de São Cromácio e de São Jerónimo e foi o primeiro a ocupar a sede episcopal desta cidade.(† s. IV f.-V in.)

6*.Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, SantoAnatólio, bispo, que professou a fé verdadeira nas duas naturezas de Cristo expressa pelo papa São Leão Magno na carta a Flaviano e contribuiu para que fosse professada no Concílio de Calcedónia.(† 458)

7.Em Roma, junto de São Pedro, SãoLeão II, papa, bom conhecedor das línguas grega e latina, amigo da pobreza e dos pobres, que confirmou os decretos do Concílio III de Constantinopla.(† 683)

8*.Em Toulouse, junto ao rio Garonne, na França, SãoRaimundoGayrard, mestre-escola, que, após a morte da esposa, se entregou com grande diligência às obras de caridade, fundou um hospício e, finalmente, foi admitido entre os cónegos da basílica de São Saturnino.(† 1118)

9.Em Hung Yen, cidade do Tonquim, hoje no Vietnam, SãoJosé Nguyen Dinh Uyen, mártir, que era catequista e, no tempo do imperador Minh Mang, ódio à fé cristã foi preso e morreu no cárcere.(† 1838)

10. Em Vinh Long, cidade da Cochinchina, também no actual Vietnam, SãoFilipePhanVanMinh, presbítero e mártir, que, no tempo do imperador Tu Duc, por Cristo morreu decapitado.(† 1853)

11*.Em Fuencarral, actual bairro de Madrid, na Espanha, a BeataMaria Ana Mogas Fondcuberta, virgem, que fundou a Congregação das Irmãs da Mãe do Divino Pastor, para a formação das jovens e a assistência dos pobres e dos enfermos.(† 1886)

12.Num pântano junto de Dongyangtai, perto de Shenxian, no Hebei, província da China, os santosPedro Zhao MingzheneJoão Baptista Zhao Mingxi, mártires, dois irmãos, que, na perseguição movida pelos membros da seita Yihetuan, esquecendo os perigos para a sua incolumidade, quando defendiam as mulheres e as crianças cristãs fuga, foram mortos pelos inimigos.(† 1900)

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

    Politica de privacidade & Cookies
    ×