No último domingo (27), católicos começaram a se preparar para a vinda de Cristo no Natal. São quatro domingos caminhando na fé e na espiritualidade para celebrar a vinda de Jesus. São as quatro semanas que antecedem o nascimento de Jesus e que vão preparando o indivíduo para esse momento único que é o Santo Natal.
A cada domingo, os fiéis acompanham o acendimento de uma nova vela, meditam e refletem sobre a espera do Salvador.
Padre Renato Vieira destaca que a cada domingo vamos celebrar a Coroa do Advento, a fim de que sejamos iluminados pela Graça de Deus através do Espírito Santo.
“A luz que acende a vela também é a luz de Deus que acende em nosso coração. Esse é o momento de conversão, de mudança de vida, de perdão dos pecados e de fé que poderemos vencer todas as dificuldades”, destaca.
Como citou o Padre, dia após dia vai sendo construída a Coroa do Advento. Mas você sabe o que é ela é e o que tem a ver com viver o Natal?
A Coroa do Advento
A Coroa do Advento é um símbolo da fé cristã, que pode ser montada e colocada na casa de qualquer pessoa. Ela ajuda a lembrar do período de preparação para o Natal.
São quatro velas colocadas em uma guirlanda redonda, as quais demonstram que o amor de Deus é infinito. Esse círculo da guirlanda também representa que o amor dEle é igual para todos nós, já que não há diferenças entre começo e fim no círculo.
As famílias põem ramos verdes na coroa, que representa a esperança que renasce com a chegada de Jesus. A ligação entre os símbolos é com uma fita vermelha, símbolo do amor e testemunho de Deus envolvendo-nos completamente.
As velas e seus significados
Cada vela tem uma cor: vermelha, verde, rosa e branca.
A cada domingo é acesa uma vela. A luz simboliza a fé humana e faz um convite para a oração a Deus. Também representam as quatro manifestações de Jesus, sendo elas:
- Encarnação
- Jesus nos pobres e necessitados
- Jesus nos sacramentos
- Segunda vinda de Jesus.
Como o tempo de preparação para o Natal vai mudando, as velas são acesas de forma separada. A primeira deve ser a vermelha, porque simboliza o perdão a Adão e Eva.
Já no segundo domingo do Advento, é a de cor verde, porque representa a esperança do anúncio da vinda de Jesus, mas também a fé dos Patriarcas, Abraão, Isaac e Jacó, que creram na Promessa da Terra Prometida.
Depois vem a rosa, que ao lado das outras velas representa a alegria do Rei Davi, que uniu todos os reinos, assim como Cristo reunirá todos os filhos de Deus.
A última vela a ser acesa é a branca, porque indica a luz que vem de Maria e a chegada do nosso Salvador para anunciar um reino de paz e justiça.
Monte a Coroa com sua família
O tempo de Advento, como ressaltou Padre Renato, é momento de alegria e preparação. Um convite também a ter mais esperança para aquilo que está por vir. É Jesus que está chegando para nos salvar.
Assim sendo, a família toda, reunida e em clima de união, pode fazer da montagem da Coroa do Advento um dia para se preparar em união para o Natal. A cada domingo aproveitar e também juntos, rezar e acender mais uma vela na Coroa e em seu coração.