07
Qui, Jul
0 New Articles

Diferença entre Dogma e Doutrina

Doutrinas & Dogmas
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Muitas pessoas acham os dois termos dogma e doutrina confusos, já que ambos se referem a conceitos semelhantes. Até mesmo os dicionários definem essas duas palavras com descrições semelhantes. No entanto, existe uma diferença distinta

entre dogma e doutrina na Igreja Católica. O dogma é a verdade divinamente revelada, declarada como tal pela infalível autoridade de ensino da Igreja. Doutrina é ensinamentos ou crenças ensinadas pelo Magistério da Igreja. Todos os dogmas são doutrinas, mas nem todas as doutrinas são dogmas. Isto é o principal diferença entre o dogma e a doutrina.

O que é Dogma

O dogma é um subconjunto da doutrina. Inclui a verdade divinamente revelada, declarada como tal pela infalível autoridade de ensino da Igreja. Dada a seguir é uma explicação sobre o dogma dado pelo Catecismo da Igreja Católica

“O Magistério da Igreja exerce a autoridade que detém de Cristo na medida máxima quando define dogmas, isto é, quando propõe, de forma a obrigar o povo cristão a uma adesão irrevogável da fé, a verdades contidas na Revelação divina ou também quando propõe, de forma definitiva, verdades que tenham uma conexão necessária com estas. ”

O dogma é central para a fé, e a crença no dogma é essencial para ser um seguidor de Cristo. Esses ensinamentos são incontroversos; eles não podem ser negados ou contestados, uma vez que são divinamente revelados. Se algo é para ser um dogma, deve ser encontrado na Sagrada Escritura e na Sagrada Tradição. 

O que é doutrina

A palavra doutrina vem da palavra grega doxasignificadocrença. As doutrinas da Igreja são ensinamentos ou conjuntos de crenças que devem ser acreditados pelos seguidores da religião. Doutrinas incluem dogmas e outros ensinamentos propostos pela Igreja. Dogma é doutrinas da fé divina, uma vez que são definidas como formalmente reveladas por Deus. Outras doutrinas também estão ligadas a ensinamentos solenemente definidos.

Embora as doutrinas sejam estabelecidas e acordadas, elas não são necessariamente rígidas e imutáveis. Um seguidor da religião pode questionar sua validade e relevância e ainda permanecer crente. Alguns exemplos incluem a compreensão da comunhão, sucessão apostólica, batismo, política da igreja e infalibilidade das Escrituras.

 

Diferença entre Dogma e Doutrina
Significado

Dogma é a verdade divinamente revelada, declarada como tal pela infalível autoridade de ensino da Igreja.

Doutrina são ensinamentos ou crenças ensinadas pelo Magistério da Igreja.

Relação

Dogma é um subconjunto de doutrinas.

Doutrina inclui dogmas e outros ensinamentos da Igreja.

Autoridade

Dogma é divinamente revelado.

Doutrina é proposto pela Igreja.