Arcanjo Rafael, pronto para socorrer!

Santos & Devoções
Ferramentas
Tipografia
  • Menor Pequena Médio Grande Extra grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

 

Arcanjo Rafael, chefe dos anjos da guarda. Rafael é um Serafim, mas também o chefe dos anjos da guarda, o anjo da providência que zela pela humanidade. Seu nome significa “Divino

Curandeiro” ou “Deus Cura”. Muitas vezes é reproduzido em companhia de um jovem chamado Tobias e seu cachorro. Ele cuida particularmente dos peregrinos: não somente daqueles que viajam, mas também daqueles cuja meta é Deus. Por esta razão ele anda com um cajado, sandálias, um cantil e uma sacola suspensa em seu ombro.

Ele é um dos sete anjos que se mantêm sob a gloria divina. No livro de Tobias o seu nome é azarias. Você já leu Tobias na Bíblia? É uma linda história, cheia de poder de Deus. Ali São Rafael se apresenta a Tobias e se oferece para conduzi-lo até Média, na casa de Gabael que o anjo diz conhecer muito bem. Para dar confiança a Tobias, Rafael se apresenta sendo filho de um de seus amigos. No decorrer da viagem ele vai guiar um jovem Tobias e aconselhá-lo. Vai convidá-lo a parar na montanha de Ecbátana, na casa de Raquel onde Tobias conhece Sara a se desfazer das maldições geradas pelo demônio Asmodeu, o qual matou, antes que se casasse, sete de seus pretendentes.

Rafael ensina a Tobias uma maneira infalível de se livrar deste demônio e casar com ela. Para isso orienta-o a queimar o fígado e o coração de uma espécie de peixe que Tobias deve capturar. A fumaça deste peixe expulsara toda e espécie do mau espírito. Na tela ao lado podemos ver, Rafael instruindo Tobias a içar um grande peixe do rio Tigre; uma pintura do professor Rembrandt, o artista holandês Pieter Lastman (1583 – 1633).

De volta a Ceserim, sua casa, Rafael ensina Tobias a curar a cegueira de seu pai, Tobit, com o fel do peixe. O milagre ilumina o coração do bom pai Tobit que louva a Deus, e vê revelado em Rafael o arcanjo enviado por Deus para curá-lo e guiar seu filho no caminho certo.

Arcanjo Rafael desfazendo os nós.

Nesta história: A vida de Tobias era repleta de nós.

Primeiramente, Tobias tinha que viajar a uma terra longínqua sem saber o caminho. Ele precisou de um guia de confiança e seguro. Rafael desfez o nó do desconhecido, da insegurança e do medo de enfrentar uma terra estranha. É por esta razão que Rafael é o anjo da guarda daqueles que viajam, guia seguro dos peregrinos.

Graças a Rafael, Tobias vai ao encontro de sua futura esposa Sara. Rafael desfez o nó da solidão tanto para Sara quanto para Tobias. Por esta razão, há séculos os jovens pedem a Maria Desatadora dos Nós, sob a intercessão do arcanjo Rafael, um companheiro fiel para esta vida até a eternidade.

São Rafael liberta Sara de um demônio perverso que se opõe à realização do plano de deus unir o casal para gerar filhos santos. Asmodeu é um demônio de morte, de fracasso e de sonho destruído. O nó da solidão da vida de Sara gerado pelo Asmodeu foi desfeito, desatado por Rafael.

Rafael vai permitir também a Tobias recuperar um grande empréstimo feito por seu pai. Ele está desatando uma divida que Gabel tinha assumido frente a Tobit, pai de Tobias. Mais uma vez o arcanjo Rafael, a serviço de Maria Desatadora dos Nós, age em favor daqueles que emprestam dinheiro e tem dificuldades em recuperá-lo.

Rafael, com fel do peixe capturado nas águas do Rio Tigre vai curar os olhos do pai de Tobias. É por esta razão que há séculos rezamos a São Rafael para ficarmos livres da cegueira física e espiritual.

Graças a esta cura o pai de Tobias vai louvar e glorificar com muita alegria ao Senhor Deus.

A proteção do Arcanjo Rafael.

Para aqueles que têm dificuldades em louvar e glorificar a Senhor, é necessário pedir a São Rafael, protetor de todos os peregrinos da vida e companheiro fiel, sábio conselheiro, para nos ajudar a louvar ao Senhor na peregrinação desta vida. Que linda história! Todo o céu se move para nos mostrar que podemos ser mais felizes! Você, que nunca pensou em clamar ajuda e orientação ao Arcanjo São Rafael, faça-o. Acredito que não será decepcionado porque Deus envia os anjos para nos ajudar na peregrinação desta vida! Em algumas situações, fugindo de qualquer ajuda humana, é necessário chamar nosso anjo. Quando estamos em perigo, Rafael está pronto a nos socorrer à medida que pedimos ajuda a ele. A perseverança, o louvor, o abandono, atrai o amor divino e libera o poder do anjo. Quando Rafael está presente, mesmo invisível, o homem aprende que ele achará sua felicidade somente em Deus. Há tantas coisas que o homem não enxerga, não entende, não prova, não sente, não conhece, não ama, não canta… O anjo supera tudo isto.

Comments (0)

There are no comments posted here yet

Leave your comments

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Attachments (0 / 3)
Share Your Location