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Como assim “Ele está no meio de nós”?

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Em particular na Liturgia Tradicional, mas ainda no Rito Novo, a expressão é usada também para chamar a atenção dos fiéis para momentos que precisavam de uma atenção maior. Por exemplo: Coleta, Evangelho, Prefácio, etc. No Rito Tradicional, quando o sacerdote, antes da Oração Coleta, ia saudar o povo com o “Dominus Vobiscum”, ele osculava o altar, símbolo de Cristo, virava-se aos fiéis e abria os braços, como que num gesto de acolhimento que recebe de Cristo toda a sua eficácia.

No Rito Tradicional, quando o sacerdote, antes da Oração Coleta, ia saudar o povo com o “Dominus Vobiscum”, ele osculava o altar, como que recebendo a “Paz do Senhor”, virava-se aos fiéis e abria os braços, como que num gesto de distribuição desta paz, que recebe de Cristo toda a sua eficácia.

A resposta: E com o teu Espírito
Também vemos a resposta “E com o teu Espírito” em vários trechos das Escrituras. Em particular, 2 epístola de S. Paulo aos Timóteos, Gálatas 6, Filipenses 4, etc. Pelo menos desde o século II vemos esta resposta, que significa o desejo do povo de que o sacerdote também receba a mesma graça para bem rezar a Missa, para que Deus esteja com o seu espírito – isto é, o espírito sacerdotal que ele recebeu em sua ordenação.

O “E com o teu Espírito”, portanto, expressa de maneira excelente a união de oração entre os fiéis e o sacerdote, e a hierarquia nesta celebração, pois o povo se une a ele, e não o contrário.

A burlesca resposta “Ele está no meio de nós”
Como vimos, existe um grande significado no diálogo “O Senhor esteja convosco, e com o teu Espírito“. Os fiéis de língua portuguesa infelizmente não vivem esta profundidade. Fomos privados disso. A tradução do Missal para o português é cheio de controvérsias e erros. Vamos trazer todos os erros de tradução num artigo futuro.

A lista é bem grande, o que indica que não foi um simples descuido, mas algo feito com uma intenção, e esta intenção é exatamente mudar a fé, pois “Lex Orandi, lex credendi“, isto é, a “Lei da Oração é a lei da Fé“. Mudando-se a oração, muda-se a Fé.

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