EasyBlog

This is some blog description about this site

Seitas e Religiões

SEITA

Doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos. 2.Conjunto de indivíduos que professam a mesma doutrina. 3.Comunidade fechada, de cunho radical. 4.Teoria de um mestre seguida por numerosos prosélitos. (Dicionário Aurélio)

RELIGIÃO

Crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do Universo, e que como tal deve(m) ser adorada(s) e obedecida(s). 2. A manifestação de tal crença por meio de doutrina e ritual próprios, que envolvem, em geral, preceitos éticos. 3. Virtude do homem que presta a Deus o culto que lhe é devido. 4.Reverência às coisas sagradas. (Dicionário Aurélio)

Continuar lendo
1 Hits
Comentários
Destaque

Sabedoria é ver e agir com os olhos de Deus, diz Papa

Na Audiência Geral desta quarta, o Papa iniciou um novo ciclo de reflexão: trata-se dos dons do Espírito Santo, que invocamos na oração chamada “Sequência ao Espírito Santo”Cerca de 50 mil pessoas compareceram à Praça S. Pedro esta manhã, para a Audiência Geral com o Papa Francisco. Durante meia-hora, o Pontífice fez o giro da Praça com o papamóvel para receber e retribuir o carinho dos fiéis. Do Brasil, havia grupos das Dioceses de Belém (PA) e de Rio Bonito (RJ). Ao concluir na semana passada as catequeses sobre os Sacramentos, nesta quarta o Pontífice iniciou um novo ciclo: trata-se dos dons do Espírito Santo, que invocamos na antiga oração chamada “Sequência ao Espírito Santo”:

Continuar lendo
1461 Hits
Comentários
Destaque

MARIA, MULHER DO POVO

MariaNo seio de Maria, iniciou a Igreja de Jesus. No consentimento, dado por ela ao Anjo Gabriel, começa a perfilar-se a nova comunidade dos discípulos, aquela que vai nascer do Cristo, cabeça do corpo, que é a Igreja (Col 1,18). Desde o II século, a bem-aventurada virgem Maria é proclamada como Nova Eva, isto é, a Mulher nova, intimamente associada a Cristo, Novo Adão (1Cor 15,45), na sua obra salvifica. São Justino (ano 163) e Sant’ Irineu (ano 200) desenvolveram este aprofundamento teológico-bíblico a respeito da vocação e missão de Maria no plano de nossa salvação. Pela sua fé e obediência, Maria conserta o prejuízo causado ao gênero humano pela antiga Eva, descrente e desobediente: “O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria. O que a virgem Eva tinha amarrado, pela sua incredulidade, a virgem Maria desatou pela sua fé” (S. Ireneu).

Continuar lendo
1356 Hits
Comentários
Destaque

MARIA e OS DOGMA MARIANO

MariaQue esta reflexão possa "comunicar-vos algum dom espiritual para vos confirmar ou, melhor, para me consolar convosco pela mútua comunicação de nossa fé, a vossa e a minha" - (Rom 1,11b-12). Esse é nosso primeiro desejo! O segundo é convidá-lo - para juntos - refletirmos sobre o papel de Maria, Mãe de Jesus, no plano de amor de Deus e, - o que daí resulta - como dado positivo para a nossa piedade e crescimento espiritual. Será que os Dogmas que definem e esclarecem alguns aspectos sobre Maria, (Sua Imaculada Conceição,

Continuar lendo
1704 Hits
Comentários
Destaque

50 ANOS do CONCÍLIO VATICANO II

50 ANOS do CONCÍLIO VATICANO II

50 anosO Concílio Vaticano II, celebrado ao longo de três anos, 1962-1965, foi profundamente marcado pelo “sopro do Espírito Santo”. Foi um Concílio de “continuidade” e de “novidade”. Renovou efetivamente a face da Igreja: foi o Pentecoste do século XX. O Papa João 23, ao convoca-lo levantou no mundo inteiro uma onda de esperanças e de otimismo sem medida: num mundo dilacerado e dividido por tensões politicas e religiosas, o Papa queria buscar a unidade dos cristãos e,

Continuar lendo
2709 Hits
Comentários
Destaque

Calendário Litúrgico 2014

Calendário Litúrgico 2014

O Calendário litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana foi feito para cobrir todo o ano litúrgico cristão, abordando várias passagens bíblicas consoante o período em causa, considerando as duas principais celebrações cristãs: o Natal e a Páscoa. Divide-se em três anos: A, B e C. Foi concebido para a Igreja celebrar o Mistério de Cristo (particularmente o seu Mistério pascal) como Corpo de Cristo as principais etapas da vida de Jesus e refletir sobre sua missão e mensagem.

Continuar lendo
2389 Hits
Comentários
Destaque

ESQUEMA DO ANO LITÚRGICO

Ano LiturgicoO Ano Litúrgico é o tempo que marca as datas dos acontecimentos da História da Salvação. Não é como o ano civil, que começa em 1º de Janeiro e termina em 31 de dezembro, mas começa no 1º domingo do Advento (preparação para o Natal) e termina no último sábado do tempo comum, que é na véspera do 1º domingo do Advento.
Continuar lendo
6342 Hits
Comentários
Destaque

DROGA LIVRE? JOVEM ESCRAVO

DrogasO Conselho Pontifício para a Família, no dia 25 de junho passado, publicou com a autorização do Santo Padre o Papa Bento XVI, um breve, mas denso documento sobre a liberalidade (ou descriminalização) da venda e uso das drogas: “Do desespero à esperança: família e toxicodependência”. A Igreja sabe - afirma o documento - que “no complexo mundo da droga entrecruzam-se várias dimensões, comercial, médica, pedagógica, jurídica, social, policial, psíquica, moral e espiritual, mas, presa nesta teia, a Igreja

Continuar lendo
2612 Hits
Comentários
Destaque

DROGA LIVRE? JOVEM ESCRAVO

DROGA LIVRE? JOVEM ESCRAVO

Papa Bento XVIO Conselho Pontifício para a Família, no dia 25 de junho passado, publicou com a autorização do Santo Padre o Papa Bento XVI, um breve, mas denso documento sobre a liberalidade (ou descriminalização) da venda e uso das drogas: “Do desespero à esperança: família e toxicodependência”. A Igreja sabe - afirma o documento - que “no complexo mundo da droga entrecruzam-se várias dimensões, comercial, médica, pedagógica, jurídica, social, policial, psíquica, moral e espiritual,

Continuar lendo
1195 Hits
Comentários
Destaque

Domingo, dia da alegria e da luz...

A tradição litúrgica da Igreja chama este Terceiro Domingo do Advento de Gaudete, isto é “Alegrai-vos!” No Missal Romano, a antífona de entrada exclama: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!” (Fl 4,4.5). Como expressão dessa alegria, pode-se usar no lugar do roxo, o cor-de-rosa, no tom conhecido como “rosa antigo”. É um roxo suavizado, que exprime a exultação pela aproximação do Santo Natal. Alegrai-vos! Alegremo-nos! O Senhor está perto! Está próximo o Natal; está próxima a Vinda do Senhor; está próximo de nós o Salvador nosso nos diversos momentos de nossa existência! Ele não é Deus de longe; é Deus de perto: seu nome será para sempre Emanuel, Deus-conosco!

Continuar lendo
1080 Hits
Comentários
Destaque

Dom Helder, Pastor e Profeta

         Dom Helder CamaraEm 2009, o Brasil celebra o centenário do nascimento de Dom Helder Pessoa Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, aquele que talvez tenha sido a voz brasileira mais conhecida no exterior. Junto com Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Helder, por conta de sua inspiração e coragem, foi uma das personalidades mais temidas pela ditadura. Tal como se estivessem diante de um apostolo ou de um Santo Antonio, as pessoas paravam, largavam o que estavam fazendo para ouvi-lo falar. Eu estava em Portugal, quando escutei que Dom Helder ia dar uma palestra em um Seminário,

Continuar lendo
1210 Hits
Comentários
Destaque

A Assunção Gloriosa da Mãe de Deus

Assunção de Nossa Senhora foi transmitida pela tradição escrita e oral da Igreja. Ela não se encontra explicitamente na Sagrada Escritura, mas está implícita. Os protestantes acreditam que a Mãe de Deus, apesar de ter sido o Tabernáculo vivo da divindade, devia conhecer a podridão do túmulo, a voracidade dos vermos, o esquecimento da morte, o aniquilamento de sua pessoa.

Continuar lendo
4031 Hits
Comentários
Destaque

Escândalos na Igreja

Qual deve ser a nossa resposta aos terríveis escândalos na Igreja?
Muitas pessoas vieram-me falar deste assunto. Muitas outras também gostariam, mas evitaram, creio que por respeito e para não chamar a atenção para um fato desagradável. Mas para mim era óbvio que tinham isso presente. Por isso, hoje, quero enfrentar este assunto de frente. Vocês têm direito.

Continuar lendo
5160 Hits
Comentários
Destaque

MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA A QUARESMA DE 2014


Fez-Se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza

(cf. 2 Cor 8, 9)

Queridos irmãos e irmãs!

Por ocasião da Quaresma, ofereço-vos algumas reflexões com a esperança de que possam servir para o caminho pessoal e comunitário de conversão. Como motivo inspirador tomei a seguinte frase de São Paulo: «Conheceis bem a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza» (2 Cor 8, 9).

Continuar lendo
931 Hits
Comentários
Destaque

Resposta a um triste fenômeno na Igreja

ser padreMuitas pessoas vieram-me falar deste assunto. Muitas outras também gostariam, mas evitaram, por respeito e para não chamar a atenção para um fato tão desagradável. Por isso, hoje, quero enfrentar este assunto de frente. Vocês têm direito! Não podemos fingir como se nada tivesse acontecido. Lamento que os Meios de Comunicação Social seja sensíveis aos escândalos na Igreja Católica e pouco ou nada a

Continuar lendo
2487 Hits
Comentários
Destaque

O Maravilhoso Valor da Santa Missa

MissaRecebi há um tempo atrás um folheto aqui de nossa comunidade COT cujo o título era o mesmo deste artigo e nele continha diversas explicações sobre o real valor da santa missa. Nisto me fez enxergar valores que o mundo e até mesmo alguns católicos de hoje já não enxergam. Resolvi então partilhar isso com vocês:

Continuar lendo
8184 Hits
Comentários
Destaque

Tempo do Advento

Advento"Voz de um que grita no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”. No tempo do Advento também aparece o tema da conversão. Mas o que significa conversão? Alguns pensam que é fazer somente práticas externas como, por exemplo, jejuar, dar esmola, fazer mortificação etc. Poderíamos dizer que tudo isso é um aspecto da conversão, porém o mais importante, o centro desta realidade é a mudança de mentalidade. Quando falamos em mudança de vida nos sobrevém a idéia de esforçarmo-nos, fazermos propósitos etc.
Continuar lendo
6097 Hits
Comentários
Destaque

OS APÓSTOLOS E O CRESCIMENTO DA IGREJA

os apostolosOs Atos dos Apóstolos mostram como ele tomava a dianteira logo nos primeiros tempos da Igreja
- no dia de Pentecostes, no pórtico de Salomão (At 3,12-26 - ) , diante do tribunal judeu - At 4,8-12, no caso de Ananias e Safira ( At 5,1-11 ) , ao receber o primeiro pagão Cornélio , no seio da Igreja (At 10,1-48), ao pregar na Samaria (At 9,32-43) . No ano de 42 é aprisionado em Jerusalém e, uma vez solto "retira-se para outro lugar" - cfe At 12,17 . Para onde terá ido ? - Uma tradição em voga do século 4 em diante refere que Pedro morou 25 anos em Roma ou seja, de 42 a 67.

Continuar lendo
6007 Hits
Comentários
Destaque

A IGREJA HOJE

A Igreja somos nós e temos um grande compromisso para com nossos irmãos, vivendo a Boa Nova de  Jesus Cristo. Portanto,"a igreja é povo, é comunidade, é viver em comunhão."
Para que isto aconteça, é necessário que vivamos o amor de Jesus Cristo e que coloquemos em comum tudo aquilo que temos, como nos falam em At. dos Apóstolos: (At. 2, 42 - 47): somos o corpo de cristo e cada um de nós é uma parte deste corpo.

Continuar lendo
4975 Hits
Comentários
Destaque

Batismo

joomla logo blackO batismo é o primeiro sacramento que Nosso Senhor Jesus Cristo, deixou à Igreja. É através do batismo que uma pessoa é inserida na família de Deus, isto é, na Igreja. O nome "Batismo" vem do gredo "baptizein", que significa "mergulhar". Era um costume da Igreja primitiva, mergular totalmente o batizado na água, como se este tivesse sendo sepultado. Este simples gesto tinha um significado tremendo.

Continuar lendo
1516 Hits
Comentários
x

obras de misericordia

AINDA ESTOU MONTANDO O SITE, POR ISSO SE VOCÊ ENCONTRAR ERROS, POR FAVOR ME AVISE, AS VEZES FICA MUITO DIFÍCIL DETECTAR OS ERROS SOZINHO